Menu

Abacateiro: A minha primeira árvore de fruto

abacateiro

Quando vi este abacateiro á venda na internet fiquei logo apaixonado!

Acabei de plantar a minha primeira árvore de fruto! O bacate pode não ser das frutas mais saborosas mas só pela beleza da árvore já vale a pena te-lo no jardim!

Encontrei essa bela árvore (com cerca de 3 m) á venda (por €50) no site Custo Justo e fiquei logo apaixonado porque sempre desejei ter um abacateiro no meu jardim. A zona onde o abacateiro se encontrava era em Santa Apolónia e a dona po-lo á venda porque a árvore já estava maior que o vaso e desejavam encontrar alguém que o ajudasse a “ser feliz” num local mais apropriado.

O abacateiro foi criado a partir de uma semente de abacate que a dona semeou num vaso “só para ver se nascia”, e em meia dúzia de anos ficou enorme quase sem ela dar por isso.

Estava á porta de uma rua onde passam muitos turistas porque é uma zona de muitos hotéis. E segundo me contou a filha da dona, “era muito frequente ver turistas a tirarem fotografias em frente ao abacateiro”. E acha que o “abacateiro já deve ter dado a volta ao mundo, da Europa à Ásia!”. Além disso era poiso de “pardais e melros que adoravam pousar nos seus ramos delicados”.

Infelizmente, não deve frutificar tão cedo e nunca dará muitos frutos uma vez que a semente veio de um outro abacateiro de um quintal ao lado, que a dona chamava de “pai do abacateiro”, e nunca chegou a ser enxertado! Ainda assim estou muito feliz com o meu abacateiro!

Uma dica: Sabiam que segundo o Dr. Oz, basta 1 metade de abacate 2 vezes por semana para se restaurar um fígado estragado ? E mesmo que não se tenha nenhum problema no fígado é sempre bom prevenir ajudando a manter esse nosso órgão tão importante sempre bem funcional e são!

O torrão era pesadíssimo e tive de arrastar a árvore  pelo chão

O único jeito foi rodar o torrão até a cova o que infelizmente quebrou alguns ramos

Por causa do vento tive que meter uma pedra a segurar o torrão para a árvore não tombar antes de conseguir preencher a cova…

Não sei se o tipo de solo (argiloso por baixo) é o mais apropriado mas espero que sim.

E no final ficou assim…

Cobri o solo de palha para manter a humidade da terra.
O meu abacateiro pode quase nem vir a dar frutos mas mas é uma árvore tão bonita!  E vai ficar ainda mais bonita quando crescer mais e o jardim estiver terminado!

Ainda não tenho água para rega mas já comecei a plantar algumas flores no jardim. Camélias, rododendros, azaleias, Impatiens, roseiras, gerâneos, fetos…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *