Menu

Plantando morangos na horta

Hoje andei plantando mais uma fila de morangueiros na horta (que comprei no Pingo Doce em vazinhos) e espero que sejam dos remontantes para produzirem morangos deliciosos durante todo o Verão e Outono. Mas não sei se são remontantes porque a única informação disponível nos vasos indicava tratar-se de “morangueiros v-9”, e não faço a menor ideia do que isso significa e também não encontrei nenhuma informação sobre isso no Google!

E o meu medo é que sejam daqueles que só produzem uma única vez! Dizem que os morangueiros Diamante são os melhores porque são mais produtivos, mas ainda não os encontrei á venda. Como ainda é cedo espero poder plantar mais. Só tenho pena de não saber de um sitio onde vendam sempre morangueiros de confiança e onde pudéssemos saber exatamente o que estamos comprando! Mas talvez ainda apareçam no Horto do Campo Grande onde costumo ir comprar plantas…

Como plantar
A plantação de morangueiros inicia em Outubro e estende-se até Janeiro e há quem os plante ainda mais atarde. Até porque depois já estarem em plena produção podemos reproduzi-los usando estolhos enraizados e ir plantando durante o verão e por ai fora. E isso é bom porque os morangueiros tendem a produzir cada vez menos frutos á medida que vão envelhecendo dai ser conveniente renovar ocasionalmente as plantações. Mas nunca se devem os plantar 2 vezes seguidas no mesmo sitio (e isto vale para todo o tipo de plantações (veja aqui tudo sobre rotatividade de culturas) porque iriam produzir  menos frutos e ficar mais suscetíveis a pragas e doenças. Os morangueiros também se podem obter através de semente mas isso é demasiado moroso e desaconselhado para iniciantes.  E se não possui uma horta lembre-se que os moragueiros também podem dar-se lindamente em floreiras! 

Luminosidade
Grande parte das cultivares de morango são sensíveis ao fotoperíodo, ou seja, ao número de horas de luz em um dia. Entre estas, há cultivares de dias longos e cultivares de dias curtos. Cultivares de dias longos são adequadas para regiões em altas latitudes, onde a duração do dia de luz varia consideravelmente durante o ano. Há cultivares que não são sensíveis ao fotoperíodo. É importante escolher cultivares adequadas á nossa região.
O morangueiro necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente. Em regiões mais quentes, o morangueiro pode ser sombreado durante as horas mais quentes do dia. Contudo, quando cultivado sem luz solar direta pelo menos por algumas horas por dia, o morangueiro tende a produzir poucos morangos. No meu caso tenho problemas com o sombreamento dos pinheiros, mas espero que isso não me impeça de colher muitos morangos!

Terra
A terra onde se plantam os morangueiros nunca deve ser compata e deve  ser leve e rica em matéria orgânica.

Dicas
Como a terra no meu terreno é arenosa fiz assim: para cada planta cavei um buraco e meti no fundo da cova um punhado de barro (que tirei de outra parte do terreno porque o meu terreno possui vários tipos de terra. Mas também existe barro á venda em forma de pó ou granulado em casas da especialidade como hortos) porque o barro ajuda a segurar a água e acabei de preencher o buraco com 2 mãos cheias de composto orgânico (algo que também não falta no meu terreno mas também se pode comprar em hortos). Este composto orgânico mantém a humidade no solo e servirá também de alimento para as plantas. E por fim, cobre-se o solo com com palha, no meu caso usei folhas secas de Acácia. E nada de adubos químicos nem pesticidas se pretendemos colher morangos verdadeiramente saudáveis. Devemos lembrar-nos sempre que os adubos químicos que se usam nas plantas nada mais são do que uma tentativa de imitar a natureza. Por isso, acreditem, os restos da nossa cozinha e a matéria orgânica decomposta (por minhocas e outras larvas) do nosso jardim ou da floresta são o melhor adubo que existe!

Para enriquecer a terra enterrei algumas pinhas. E mais tarde tenciono cobrir o solo com palha. E não meto a palha ainda porque como estamos no tempo da chuva tenho medo de apodrecer os morangueiros com o excesso de humidade…

E 1 semana mais tarde já com a cobertura do solo á base de folhas secas…

Já plantei muitas coisas na horta. Alhos, cebolas, couve-brócolos, cenouras, nabiça…

Já dá gosto ver a horta mas vai ficar ainda melhor á medida que os dias forem ficando maiores e mais quentes…

E também já plantei algumas aromáticas…

Eu tenho muita sorte porque apesar de o solo da minha horta ser arenoso é também muito rico em matéria orgânica.  E cada vez que planto alguma coisa ainda misturo mais terra vegetal (tirada debaixo das árvores) e enterro pinhas… porque as pinhas depois de se decomporem transformam-se num excelente alimento para as plantas.  Inclusive não desperdiço a madeira velha que cai das árvores que também resulta num excelente adubo (como podem ver na foto em cima)…

Devolva á terra o que é da terra
Como sou um pouco preguiçoso para certas coisas, em vez de fazer a minha compostagem (como mandam as regras) faço tudo ao natural e simplesmente enterro ou jogo diretamente no solo os restos orgânicos. Ou então despejo tudo (restos de alimentos vegetais, ervas, folhas, etc.) em um canto do jardim sem me preocupar com mais nada. E depois é só esperar que a natureza faça o resto. Mas temos de ter sempre em mente que jamais deveremos enterrar materiais vegetais ainda não totalmente decompostos á terra onde formos plantar ou semear algo porque isso iria atrasar consideravelmente o desenvolvimento das plantas já que os microorganismos envolvidos no processo absorvem o nitrogénio disponível no solo que seria necessário para o desenvolvimento das nossas plantações.

Atualização:
14/04/17
Os morangueiros já cresceram e começaram a produzir deliciosos morangos com fartura

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *